Com a Revolução Industrial ocorrendo em parte dos países europeus e o processo de independência ocorrendo na América, a África, assim como a Ásia, passam a ser áreas prioritárias à colonização de exploração, para abastecer o mercado consumidor e industrial europeu em rápida expansão.
O final da II Guerra Mundial marcou a história e a geografia do continente africano. A decadência e o enfraquecimento das potências europeias e a ascensão de uma Ordem Bipolar (Guerra Fria) dominada por EUA e URSS possibilitaram o fortalecimento dos movimentos de independência no continente.
Esse conjunto de fatores estimulou os movimentos de descolonização e de luta por autodeterminação, recebendo apoio inclusive de grupos políticos existentes na própria metrópole.
CONHECENDO ALGUNS PAÍSES ...
Angola, país africano colonizado por portugueses, teve sua independência proclamada em 11 de novembro de 1975, pelo MPLA em Luanda, e pela FNLA e UNITA, em conjunto no Huambo.
*MPLA : Movimento Popular de Libertação de Angola
*FNLA : Frente Nacional de Libertação de Angola
*UNITA : União Nacional para a Independência Total de Angola
Luanda, Angola acesso: www.unitaangola.com
Egito, com uma área de 1 001 450 km², o Egito é o 29° maior do mundo, um pouco maior do que o estado brasileiro do Mato Grosso e duas vezes o território da França. Entretanto, devido à aridez do clima do país, os centros urbanos estão concentrados ao longo do estreito vale do rio Nilo e no Delta do Nilo, razão pela qual 99% da população egípcia usam apenas 5,5% da área total.
Cairo, Egito acesso:www.khanelkhalili.com.br
Referências :
https://pt.wikipedia.org/wiki/Egito
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angola
Módulo de Teoria, Linguagens, Códigos e Ciências Humanas/ 4 (Sistema COC)


Nenhum comentário:
Postar um comentário